quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cinema (?)

Em matéria de cinema o tuga tem outro grave problema. Nunca sabe o nome dos filmes e dos actores. Portugueses a falar sobre cinema é mais ou menos isto: “Fui ver um filme com aquele … o! Aquele da cabelo assim, que andava com um Porche. Que entrava no outro com aquela, a loura”.
O português decora como eles têm o cabelo, o carro que conduziam, mas o enredo, o nome dos actores e do filme nem pensar! Isso não! Nomes de jogadores de futebol e clubes onde jogam, sim, nomes de actores de filmes, não.
Se não jogou no Sporting, no Porto, nem foi transferido para o Benfica. É só … aquele!
Já viram que se o individuo que faz os relatos percebesse tanto de futebol como a maioria dos portugueses percebe de cinema? O relato ia ser uma coisa do tipo: e a bola vai nos pés daquele que tem o cabelo loiro. Passa para o outro que anda num Mercedes, atrasa para o moreno, aquele que entrou naquela equipa que… aquela que ganhou o ano passado. Dribla e chuta, mas houve um que defendeu, é o… aquele… o que já tinha jogado há uns tempos no… isso, o guarda-redes!
O português sabe o nome do Brad Pitt, da Angelina e pouco mais. Sabem quem é o Harry Potter, mas se lhes falam no nome do actor que o interpreta, o Daniel Radcliffe, baralha-se o sistema todo.
(…)
O que eu admiro na senhora que escreveu a saga Harry Potter é a forma engenhosa que ela encontrou para quando não se lembra de um nome para uma personagem. Nunca repararam nos filmes que volta e meia eles dizem “aquele cujo nome não pode ser pronunciado”. Oiço aquilo e penso, olha, teve outra branca.
Com todos os merecidos direitos de autor: NILTON.

2 comentários: